Quando criança assistia um desenho chamado “ Lippy e Hard”, Lippy era um Leão e Hard uma hiena pessimista e de expressões sofridas. A grande marca desse desenho era a lamuria de Hard em meio às estripulias mirabolantes de Lippy, sendo celebre a frase emitida por Hard: “Óoo vida, óoo azar...”.
No nosso cotidiano é comum nos depararmos com “Hard´s”, é possível que nós mesmos tenhamos momentos “Hard´s” onde o pessimismo se apodera de nós, onde nos abatemos por diversos fatores, parece mais simples submergir nas trevas do que emergir dela; li recentemente no site UOL, que a chamada depressão pós parto também afeta os homens, e desculpem-me os defensores do politicamente correto, mas me causa tristeza ver que mesmo quando se da a luz (desculpe o trocadilho), alguns sucumbem nas trevas.
Vivemos um tempo de trevas em que a maioria já se esqueceu da luz, ou pior nunca a tenham visto, é preciso abrir os olhos e ver a luz que emana de Cristo, a luz que é nosso Salvador; é preciso aprender a reter o que é bom e abster-se de toda forma de mal, regozijar-se sempre, dar graças a Deus. (Ler 1 Tessalonicenses 5.14 a 19).
Cuidemos para que sejam bons nossos propósitos, gratos os nossos corações, pois grandes coisas fez o Senhor por nós e por isso estamos alegres (Ler Salmo 126). É preciso estar vigilantes para que não se abata nossa alma, lembrando-nos sempre de que Deus nos auxilia e livra de todo mal (Ler Salmos 43.5; Salmos 42 e 43).
Não queiramos tranformar a luz em trevas, tão pouco sejam maus os nossos olhos preferindo enchergar o lado ruim ao bom, lembremos que um abismo chama outro abismo. Vivamos uma vida de piedade, dando sempre graças a Deus, não esquecendo o que nos diz as sagradas escrituras em Matheus 6.22 e 23: “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”(grifos meus).
Robson Magalhães
