30 maio 2009

Leitura do Amor Que Vence

Por amor, o verdadeiro amor, Ele desceu a ponto de se igualar a mim, e como se isso não bastasse amou-me ainda mais a ponto de morrer... não uma morte simples, rápida e comum, mas uma morte dolorosa, lenta e vergonhosa; e tudo para a minha alma resgatar e meu amor ganhar.

Quão duro é este meu coração que a vista de tudo narrado acima ainda se esquiva, mas Ele, ainda assim, por amor me seguia, a mim, que do alto da cruz, sem ter amor Ele via. E ainda ali, sofrendo todas as dores dos cravos, das lanças e do meu pecado, amor por mim sentia; o meu Eterno Deus, Senhor Jesus, sofrendo sobre a cruz!

E sendo eu pecador e ingrato, Ele por amor tudo me perdoa e ainda me abençoa. Não há coração por mais duro que seja que resista a tamanho amor, que ama ao culpado e tem no réu um ser amado a quem Ele por amor se afeiçoa, e é ai que sou Vencido, ó Salvador, por ti, pois Teu grande amor senti!

E tomando consciência deste imenso amor, me vejo reduzido a nada, me envergonho dos meus maus atos, maus pensamentos e me prostro diante de Ti e clamo: Amor, sublime que perduras; Que em Tua graça me seguras, Cercando-me de mil venturas! Aceita agora, ó Salvador, O meu humilde amor. Amém!

No Amor de Deus

Robson Magalhães

Leitura inspirada/mesclada na música Amor Que Vence de G. Matheson – H. M. Wright

do Hinário Novo Cântico da Igreja Presbiteriana do Brasil

14 maio 2009

Salmo 11 - Justos e Retos

Salmo 11: 1 No SENHOR me refugio. Como dizeis, pois, à minha alma: Foge, como pássaro, para o teu monte? 2 Porque eis aí os ímpios, armam o arco, dispõem a sua flecha na corda, para, às ocultas, dispararem contra os retos de coração. 3 Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo? 4 O SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens. 5 O SENHOR põe à prova ao justo e ao ímpio; mas, ao que ama a violência, a sua alma o abomina. 6 Fará chover sobre os perversos brasas de fogo e enxofre, e vento abrasador será a parte do seu cálice. 7 Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face.

Davi em vários Salmos apresenta-se como reto diante do SENHOR e a partir disto clama a Deus que o livre dos impios. Confesso que quando ele faz isso eu fico temeroso, pois não me vejo como Davi, não enxergo em mim esta retidão, e aí me vem a mente: “Miserável homem que sou, quem me livra-rá do corpo desta morte?” , essa frase não é um chavão, ao menos não para mim, ela reflete exatamente como me vejo.

No Salmo acima Davi declara ser o SENHOR o seu refúgio e no versículo 7 diz: “Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face”. Sei que não depende de quem quer, nem de quem corre e sim de Deus usar de misericórdia, mas clamo a Deus para que eu não venha a esmorecer, para que nenhum de nós venha a esmorecer. Clamo a Deus para que a justiça não seja apenas uma teoria e sim pratica constante de nossas vidas. Clamo a Deus para que use de graça para conosco nessa difícil jornada na busca da retidão.

Não sei quanto aos amados, mas eu preciso melhorar e MUITO, para alcançar a justiça e a retidão descrita no Salmo. Não esqueçam de orar uns pelos outros para que de fato venhamos a contemplar a face do SENHOR.

Deus, faz com que sejamos justos e retos, não só em palavras, mas de fato!

No amor de Deus,

Robson Magalhães

O que você prefere; a vida ou a morte?

“Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele...”

(ver Deuteronômio 30.19-20).

O pecado consiste no pendor da carne, em "fazer a vontade da carne e dos pensamentos", já a santificação consiste no pendor do Espírito, em fazer a vontade de Deus. O pendor da carne resulta em morte o que por si só nos é suficiente para afirmar ser muito melhor pender para o Espírito, só que a realidade tem se mostrado muito mais complexa do que este simples raciocínio lógico. O que fazer? Como vencer esta luta? Apesar da questão parecer difícil à resposta nos soa fácil, basta abrirmos nossa Bíblia e encontraremos diversas formas de se vencer a carne, sendo que a maior munição nessa guerra é exatamente ocupar nossos pensamentos com aquilo que nos faz transbordar de esperança a fim de que nossos lábios pronunciem palavras de vida, e melhor do que usar nossas próprias palavras nos parece melhor reproduzir a PALAVRA de Deus que é rica e auto-suficiente para nos instruir quanto ao que é melhor para todos nós:Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido”. (Josué 1:8).

Ao lermos Josué 1:8 fica evidente que devemos dedicar nosso tempo, nossa energia e nosso entusiasmo em conhecer a Deus e seus estatutos, e não há outra forma de se fazer isso se não através da meditação na PALAVRA e a ação de nossos atos que devem ser moldados por aquilo que cremos e vivemos, ou seja, se fiarmos nossa vida nos desejos e pensamentos pecaminosos da nossa carne penderemos para morte, mas se de fato estabelecermos nossa vida na rocha que é Jesus Cristo penderemos para a vida.

Sabemos que essa não é uma tarefa das mais fáceis, sabemos também não estarmos sozinhos nesta batalha, temos o armamento correto para vencê-la, e como bem disse o apóstolo Paulo: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. (2 Timóteo 3:16-17). Queres pender para o Espírito? Medita na PALAVRA do SENHOR dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nela está escrito.

da Redação

(texto escrito para o BUSCAI, folhetim periódico da Igreja Presbiteriana Betel)